segunda-feira, 15 de março de 2010

Alem de tulipas...

Ainda nao vi tulipas na Holanda, nao esta na época, mas logo estará, domingo passado fui ao parque de Den Haag com a hostfamily e a irma do hostfather e ela me mostrou as primeiras flores brotando no chao verde, é algo muito bonito, o inicio das flores depois de um inverno tao rigoroso.

Mas a Holanda esta muito além das tulipas, ja vi os moinhos e também os sapatos de madeira, além de pantufas imitando os sapatos de madeira e ontem, em um lojinha de souvenirs em Amsterdam vi sementes de canabis sendo vendidas por um preco bem acessivel, nao posso deixar de mencionar que o centro de Amsterdam e algumas ruas de Den Haag cheiram de fato a maconha,  é coisa mais natural do mundo.

Acho que acima de tudo a Holanda é caracterizada pelas bicicletas, as vezes até enjooa ver tantas, em tantos modelos, tamanhos, cores e ornamentos, tem gente que coloca flores de plastico no guidao, acho bem cafona. Eu finalmente ganhei minha bicicleta, no sabado a hostmother me chamou para irmos na loja de bike, e foi tudo tao fácil e rápido, uma bike de segunda mao esperava por mim, vermelha, especial para minha altura, com luzinha e pedais reversos, eu pedi bolsas, porque aqui é comum as bikes terem bolsas na parte de trás, e minha hostmother comprou uma vermelha pra mim, a menina mais nova estava com a gente e ela me ajudou a escolher, ela recomendou uma rosa com bolinhas brancas mas disse a ela que ficaria com a vermelha mesmo. :)

Já tenho praticado andar com a nova bike, apostei corrida com as meninas em frente de casa, foi divertido, agora a próxima meta é conseguir ir com ela até o centrao de Den Haag, sao por volta de 25 minutos pedalando e nem é tudo tao plano assim, e depois do centrao ir até a praia, sao mais 15 minutos pedalando, quando consegui vai ser uma vitória, uma alegria imensa para quem até alguns meses atrás nem sabia andar de bike haha

Semana passada na quinta pela noite fui para o centro me encontrar com as outras au pairs da redondenza, foi eu a colombiana, uma americana, uma canadense e uma dinamarquesa, a polonesa e a menina da republica tcheca nao puderem comparecer. Fomos a um bar bem agradavel e desabafamos sobre nossas vidas de au pair, na verdade rimos um bocado, a dinamarquesa nao abriu a boca no entanto, estava puta com alguma coisa, nao fui com a cara dela a princípio, mas na volta ela me deu carona ate Ypenburg em sua bike, sabe aqueles 25 minutos pedalando, ela fez comigo na carona e viemos conversando todo trajeto, ela era ótima. Foi uma aventura, a colombiana e a americana vieram com a gente, cada uma em sua bike, foi uma cena bem bonita que me fez sentir dentro de um filme do Truffaut, adoro momentos que me fazem sentir assim. Depois tentei subir na bike da Cass, a americana e caimos no chao gritando em uma espécie de camera lenta, só de lembrar da cena rio sozinha. hahaha

Para mim a Holanda tambem significa criancas, passo algum bom tempo com as minhas au pair kids, nossa relacao as vezes é complicada e as vezes muito divertida, como diz o hostfather "you are the boss" e assim tem que ser, tenho que ser severa, mostrar pra elas que temos horario e que nao estou de brincadeira, mas também podemos brincar, dancar, rir e tirar fotos engracadas. Elas as vezes em um minuto estao rindo e em outro chorando, se batendo, mas nem estresso, levo tudo na esportiva, é normal ser crianca e ser assim. No fim agradeco muito pois acho que tenho muita sorte por ter uma hostfamily batuta, até agora.

Holanda tambem é meu querido Van Gogh, finalmente visitei seu museu em Amsterdam, juntos com uma au pair brasileira que mora por aquelas bandas, Amsterdam por sinal é uma cidade apaixonante, como toda cidade que visito na Holanda, acho que pouco a pouco vou me apaixonando um bocado por esse pais e o museu do Van Gogh me fez quase chorar de alegria, e entrei de graca com meu cartao do museu que minha hostfamily me deu de presente. :)

E tambem nao posso esquecer de dizer que Holanda é comida estranha, esquisitona, freak e tudo mais, um dia escrevo um post só sobre isso, porque merece, sem exageros. Adianto apenas que eles comem pao com manteiga e granulado  no café da manha ou no pseudoalmoco que eles tem aqui, e isso é só um pequeno exemplo das bizarrices gastronomicas holandesas.

Mudei minha rota para a viagem das férias de Maio, vou pra Berlin e Bruxelas e estou contente, amanha compro as passagens, vou de ônibus, pela Eurolines, é emocionante como passagem de ônibus é barata aqui, em compensacao o preco do tram é um roubo, minha bike para que te quero, nunca mais quero andar de tram, papo sério.

E essa semana tem teste de tuberculose mais vacina e semana que vem imigracao, bate um medinho, mas tudo bem, sei que eles nao vao me impedir de ver as tulipas em abril e de ir em breve para o passeio em Eftling, que tambem vou ganhar de presente dos meus hostparents, Eftling é um parque de diversoes uma horinha away, ganhou em 1992 o prêmio de melhor parque de diversoes do mundo e segundo a moca da agência que me ligou para o convite, continua sendo, talvez na geracao dela haha. Os hostparents dizem que eu vou adorar e vai ter 50 bilhoes de au pairs lá haha

A temperatura esta subindo e logo vou poder ir pra praia sem comecar a morrer lentamente congelada como da última vez que fui passear por lá, yuhuu
E logo vem meu curso de holandes e estou ansiosa, quero aprender, quero muito. :)

Bem, vou parando por aqui, ainda esperando ansiosamente pelo texto de estréia da Luísa em Assis e sua vida como estudante da Unesp.

Beijos e Tulipas

3 comentários:

  1. Eu nascendo e o parque já sendo premiado, hahaha
    Aí, Jey, Jey, eu morro de um sentimento estranhíssimo toda vez que venho aqui, é muita alegria por você mas eu queria, ao mesmo tempo, tanto estar com você, sabe?

    Eu te amo muito, mesmo ♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... 92 !!! Velhinho hein !? Cuidado para não ser personagem igual aquele filme horroroso que se chama Premonição 2 ou 3 ... haha !! Eu sempre fui um Rollercoaster Addict e me senti no paraíso quando fui ao Busch Gardens, Island of Adventures, Universal Studios e ao fantástico Six Flags !!! Parecia uma criança literalmente, nunca estive tão feliz. Já até dei uma bisoiada no site do Eftling e até que as rides não são das piores (bem melhor do que Playcenter ou Hopi Hari) e confesso que gostei do Bobban e Phyton. Me conta como foi depois ... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhh ... esqueci de falar !! Amo tulipas e tenho adoração por Girassóis (tem aí ?). Eu tenho até uma piadinha em inglês que a minha ex teacher de uns 15 anos atrás me contou e nunca esqueci (engraçado essas coisas). What kind of flowers grow on your face ?

    TULIPS (2 Lips) ... TURUUUUUUUM PISH !!!!

    ResponderExcluir