domingo, 7 de março de 2010

e aqui desse lado do aceano - as primeiras impressoes

- uma semana de holanda-

Vejo duas garotas sorridentes e elas conversam em uma língua que nao posso entender, vejo muita água, muitas bicicletas, um pai preocupado  nao tao presente como gostaria e uma mae exigente carinhosa nas horas vagas que lhe restam, depositam em uma desconhecida estrangeira a confianca para o cuidado de suas duas meninas louras.

Vejo mais bicicletas, mais água, mais pessoas indo em direcoes opostas em uma organizacao absurda, tudo parece que funciona direito, tudo vai no fluxo certo que até, até incomoda se parar muito para pensar nisso.

Um casa tao automática que só falta voar, uma quantidade de possibilidades, as meninas se perdem em seus brinquedos e as vezes tudo que querem é sair no ár livre, sentir o sol e correr, como qualquer crianca em qualquer cultura, em qualquer ponto desse mundo.

Vejo muitas outras meninas como eu, e muitos sonhos sendo perseguidos, tudo esta tao perto, mas tao longe, pequenos passarinhos engaiolados durante os dias de semana, mas é tudo passageiro, e até mesmo o cativeiro é uma novidade doce e sossegada.

O sol é amigo, e o frio corta, mas se despede levemente, e eu vejo mais água e mais bicicletas, e muitas novas pessoas de todo lugar do mundo,  planos de viagens e muitos cartoes postais.

Em um dia em Rotterdam, pude andar pela cidade toda, acompanhada da colombiana e da chinesa, uma das melhores coisas na vida é partilhar experiencias e cultura, cada dia estou mais certa disso. Pela noite fria segui em uma noite nos museus da cidade, vi tanto em tao pouco tempo: ukuleles, bolsas e bicicletas, shows de techno punk, cover do elvis, tendas indigenas e cuspidores de fogo, uma noite surreal ao estilo holandes. Nesta noite dormi em um youth hostel em forma cubicular, antes de dormir senti tontura ao observar as paredes tombadas.
E Den Haag é certamente a cidade mais aconchegante que visitei e esta tao perto, e lá tem praia, onde posso mirar na direcao de casa, meu Brasil e me sentir estranhamente mais perto de todos que sinto saudades.

Agora, vejo a imagem de um verao próximo a pular em uma cama elastica, com minhas duas mais novas companheiras de aventura com menos da metade da minha idade, no fim do dia antes de dormir ainda posso escutar o riso delas, de repente totais desconhecidas viraram minha maior responsabilidade, e a gente vai pedalando em ciclovias arborizadas para os campos de hockey, estamos abaixo no nível do mar e aqui os patos parecem felizes.

Um sorriso, um pingo de chuva, flocos de neve e muitos raios de sol, até agora.

4 comentários:

  1. Sei lá, eu chorei, fiquei emocionada mesmo.
    Muito emocionada é tipo maior que uma explicação racional :')
    Mas é um chorinho quase alegre, duas lágrimas só..
    Aproveite tudo isso, Minha Tangerina!
    Amo você muito ♥

    ResponderExcluir
  2. Tocante!

    Triste saber q essas duas pequenas nw tem os pais tanto qto gostariam de ter. Enfim, isso eh um assunto mto complicado para se debater em um simples comment =D.
    Mas acho q elas tem sorte de te-la como companheira pq com certeza vc sabe mto bem deixar aflorar a criança q vive dentro de vc, logo, diversao eh oq nw vai faltar!

    Vou acompanhar o novo blog pq estou curiosissima pra saber oq vai rolar por ai!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. e eu achando que o texto nao tinha ficado tao bom, foi uma surpresa os comentários !!!
    valeu meninas !!

    logo tem texto da Luí, em Assis, e depois mais texto meu e assim vai !! hehe

    Acompanhem, beijao !!!

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito a viagem está sendo o máximo. Gostei do blog! Bisous.

    ResponderExcluir