segunda-feira, 15 de março de 2010

Primeiro contato, diretamente da Terra do Nunca.

Hoje estou completando a minha segunda semana em Assis. São quinze dias, a metade de um mês, mas desde então tudo tem dado tantas voltas, que parece fazer muito mais tempo. Gostaria de ter feito o meu post de estréia antes, mas com tudo acontecendo tão malucamente, não conseguiria parar e me concentrar pra tentar escrever algo decente.
Lembro-me do dia dezenove de Fevereiro como se fosse hoje, dia em que coloquei meus olhos em Assis e na Unesp pela primeira vez. Me bateu o desespero, o medo e a vontade de fugir. Alguns estudantes chamam essa cidade de "Terra do Nunca", e nos meus primeiros quinze minutos aqui pude entender o porque. Afinal, aqui não existem semáforos, apenas rotatórias, grande parte da avenida principal da cidade, a Dom Antônio, ainda é de terra, o comércio INTEIRO fecha de sábado e domingo, e cinema é uma doce ilusão. Assis é a única cidade do mundo em que as quatro estações do ano acontecem em um único dia, e de noite o céu é tão escuro que mete um medo danado na gente.
Claro que quem acompanha esse blog e me conhece pelo menos um tiquinho não precisa de maiores informações pra saber que eu surtei, no entanto, as pessoas dessa pequenina cidade esquecida por todos me conquistaram de um modo tão bonito que eu não poderia, nem se quisesse, dizer que Assis é uma cidade ruim.
Aqui todos te cumprimentam e querem te ajudar, são amáveis e são aquele tipo de gente que carrega suas coisas se achar que você tá carregando muito peso.

A Unesp é um universo a parte, e tenho certeza que 75% da cidade gira em torno dela. Pessoas que conhecem pessoas que tem um primo que aluga casas para estudantes da Universidade, e ouvir isso faz parecer que encontrar um lugar pra ficar aqui é extremamente fácil, e acreditem, não é.
Um dos motivos da demora do nascimento desse texto foi a minha instabilidade residencial (hehehe), tenho ficado alojada na casa de umas meninas amáveis, mas dormir na sala uma hora cansa... De qualquer modo, a cada dia surgia uma nova oportunidade de moradia, e a cada dia a oportunidade evaporava antes que eu pudesse começar a cogitá-la. Foram muitas confusões, muitas quase-repúblicas, quase-apartamentos e quase-colegas de casa, e além de isso ser desgastante, doía a idéia de ir embora de um apartamento onde me acolheram tão bem.
Hoje eu tenho a tranquilidade de dizer que eu tenho um lar, aquele que eu queria desde o começo, e que veio pra mim de tão boa vontade e tão facilmente, que ainda fico meio anestesiada em pensar nisso.

Tenho tanto a dizer, que fico pensando se não é mai certo deixar todos os outros acontecimentos para um próximo post... Então me lembro da manifestação da qual participei, logo no segundo dia de aula. Todos de branco. Todos gritando. Todos ali lutando por algo que acreditavam ser o certo, indo contra injustiça e querendo fazer a diferença. Chico Buarque tocando nos altos falantes, e só de lembrar disso meu braço arrepia e meus olhos enchem.
Lembro da festa ao ar livre, onde jovens livres cantavam músicas sobre liberdade. Mas louco é quem me diz que não é feliz... E essas minhas duas semanas na Unesp tornam essa frase tão verdadeira, ao meu ver, que não posso deixar de sorrir.
Foi um turbilhão de lágrimas, sorrisos, emoções a flor da pele e novas experiências. A certeza de que tudo se encaixa certo quando tem que encaixar nunca esteve tão viva dentro de mim, o pensamento de que tudo está interligado, e que a vida´é incrívelmente bela...

Vou parar por aqui. O ar quente de Assis me dá muito sono e me deixa preguiçosa, e amanhã é dia de estudar os Fundamentos biológicos do comportamento... ainda bem que é :)

4 comentários:

  1. "Viver é melhor que sonhar"...viva intensamente cada segundo meu amor, descubra, ria, chore, ame, seja feliz!!!

    Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Eu só vou falar a parte que eu fico feliz que tudo esteja sendo tão incrível pra você. Mesmo.

    Te amo demais ♥ :~

    ResponderExcluir
  3. FINALMENTE !!!
    é o que tenho a dizer inicialmente !!! :)

    "louco é quem me diz que nao é feliz", essa frase sempre encaixa perfeitamente. Juro, acho que vou virar vidente, eu sempre previ tudo isso, sério. haha

    ahh e saudade aqui é mato que cresce sem avisar e por todos os lados.

    te amo

    ResponderExcluir
  4. nossa, usei tantos mentes sem querer no meu comentario que até me irritou hahah

    ResponderExcluir