sábado, 24 de abril de 2010

"E a comida aí, é boa?''

Desde que cheguei aqui na Holanda, ouço sempre essa pergunta dos amigos no Brasil, pode demorar, mas uma hora essa pergunta sempre vem.

Pois bem, eu respondo, sabe aquele nosso amiguinho excêntrico que misturava pão com manteiga, chocolate e catchup e achava muito gostoso enquanto a gente fazia cara de perplexo? Então, imagine que aqui na Holanda todas as pessoas são "aquele amiguinho excentrico" e você que não é normal por não compartilhar do gosto diferentão deles.

Não bastassem pessegos roxos com carne e batatas, pão com manteiga e granulado ou raspa de chocolate, sempre vem alguem me oferecer um doce que no fim aterroriza minha vida, como no dia que a menina mais nova levou uma balinha preta pra gente comer no playground e eu tive que me desfazer dela fazendo careta e olha que me esforcei viu, o tal doce se chama drop e é um sucesso danado aqui, e é um tipo de coisa que não consigo entender mesmo, caso a ser estudado. Pior foi quando a mesma menina e a amiguinha quiseram fazer uma sobremesa pra depois do jantar, elas simplismente pegaram aqueles salgadinhos tipo stick e enfiaram pedaços de banana e maça neles com uma bala redonda ainda na embalagem na ponta e acharam o máximo, depois do jantar lá vai eu saborear a balinha, pensando que esta salvaria o gosto dificil do salgadinho com os pedaços de banana, mas nada, a bala era tão ruim que eu tive que me concentrar muito para ir até o final com ela, enquanto a hostmother me olhava com cara de feliz dizendo que adorava aquela bala, era ruim mas dava pra sobreviver, só que aí eu inventei de morder a bala para terminar logo o sofrimento, e de dentro saiu um liquido, que de certo, é toxico, isso, não tenho melhor palavra pra definir o gosto do liquido do que essa, toxico, ou lixo toxico, nunca comi lixo, ainda por cima toxico, mas de certo tem esse gosto, na hora que o liquido explodiu na minha boca tive que correr pra jogar a bala fora e até hoje as meninas riem de mim ao lembrar do ocorrido e reproduzem minha cara, e olha que mais uma vez tentei ser forte, mas não deu certo de novo. :S

Tomar café da manhã duas vezes por dia é triste, pão no café da manhã, pão no almoço, e não, não é um lanche com cara de almoço, pode ser pão com só queijo mesmo, ou pão com manteiga e granulado coloridos acompanhado de leite, café e tudo isso. Sério, eu sinto pena dos holandeses que passam a vida toda seguindo essa dieta bizarra, eles não sabem o que é ser feliz gastronomicamente falando, não sabem.

Divirto-me com as balinhas de todos os sabores, vou a algum posto que vende as curiosas balas, o interessante é que na maior loja de produtos de beleza vende, e vou pegando um pouquinho de cada coisa, muitos que não conheço e não faço ideia do gosto, uma adrenalina, evito tudo que é escuro, pois pode ser drop e esse sei que odeio já, me esbaldo dos coloridos e cada um é uma surpresa, tem uns que tem muito gosto de perfume, outros de sabonete e uns são tão, mas tão azedos que arrepiam mesmo, meus favoritos são os corações e os ursinhos semi-acidos, sempre gostei de coisas azedas, mas dispenso exageros holandeses.

E no jantar é aquela coisa, batatas umas três vezes por semana, com outro vegetal que o valha e uma carne esquisita sem duvida, nada que não de pra comer, mas nada que de para morrer de vontade de comer, entende? E não me venha oferecer o tal do Pindasauce que as meninas comem de se sujar, acho que é feito de amendoim, apenas acho, mas prefiro nem saber, sei que é ruim aos montes e elas não consegue entender como eu não gosto e eu não entendo como elas gostam, assim como ''limonade", eles chamam asssim, mas não, não tem limão, falar nisso me pergunto se existe limão aqui, nunca vi, nunca nem comentaram do pobre do limão, e limonade é tipo um xarope, uma groselia, concentrado de frutas vermelhas que elas diluem em água e se esbaldam, e eu não vejo graça nenhuma. Mas bem, diferenças culturais não faltam e analisar tudo isso é um dos pontos altos da experiencia aqui, acredito.

Nao posso reclamar dos quitutes do supermercado no entanto, tão variados, tão baratenhos, tão saborosos yammy, lekker e tudo isso.

Mas assim vou vivendo por aqui na area gastronomica da vida, sobrevivendo as aventuras gastronomicas do pais das excentricidades, me alimentando de saudades do arroz e feijão de todo dia, da macarronada de domingo, dos jantares na casa de amigos, carne de panela com batatas, feijão com muito tempero, pão com manteiga no fim de tarde, comida mineira no sitio do meu tio, pão de queijo a qualquer hora, aquele pastelzinho de feira...tudo isso com uma pitada de sonhos e mais saudades.

5 comentários:

  1. Jenny.. tenho uma má notícia pra vc...Se você compra suas balas na loja de produtos de beleza e elas tem gosto de perfume e sabonete... Assim.. minimamente, corre o risco de não serem balas e sim sabonetes... Com formatos diversos... Aqueles decorativos sabe... =)
    Não sinta saudade da pasta!!! Essa é coisa mais universal que tem... Só ir ao mercado e apresenta-la aos seus hosters!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahah, não tinha parado pra pensar nisso, deve ser isso, sempre achei estranho venderem balas e lanches na loja de produto de beleza, mas agora faz sentido. haha

    Sim, eles conhecem, mas não tem nada a ver com a que meu pai fazia aos domingos, aquela coisa de domingo, entende?

    ResponderExcluir
  3. ai que gracinha jennyyyyyyyyyyyyyyyy!!!!


    ps.: pastel de feira é o que há!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero experimentar o doce preto. Hehe. Isso soa tão pornô.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jenny e Luísa,
    Gostaria de convidar vocês e seus leitores para as comemorações do 2º aniversário do Jazz + Bossa + Baratos Outros (www.ericocordeiro.blogspot.com).
    Abração!

    ResponderExcluir